BWEC 2013

BWEC 2013
Event on 2013-04-23 13:00:00

A segunda edição da Brazil Wind Energy Conference, BWEC 2013, baseia-se nos temas explorados durante a BWEC 2012. A BWEC 2013 vai se concentrar uma vez mais  nos temas de financiamento e de investimento para a indústria eólica (investimento de projeto e investimento na fabricação de equipamentos). Este ano a discussão da conferência irá além das fronteiras brasileira para analisar o papel do Brasil no mercado de energia eólica na América Latina; com foco particular sobre o potencial do Brasil como um centro de produção para a região. Uma questão importante a ser abordado nesta edição da BWECserá o desafio de quebrar os “gargalos” na produção que atualmente assola a indústria.

BWEC 2013, é um evento de dois dias a ser realizada em São Paulo em 23-24 de Abril de 2013, irá incluir:

•    Matriz de energia renovável no Brasil: A BWEC 2013 será co-localizada com o Brazil Solar Energy Conference, BSEC2013, delegados e palestrantes de ambos eventos irão unir-se na parte da manhã do primeiro dia para discutir o papel da energia eólica e solar, ao lado de outras formas de energias renováveis, incluindo a biomassa e hidroelétrica, no contexto do mercado brasileiro.

•   Obstáculos para quebra de “gargalo” na indústria: A indústria brasileira de energia eólica está crescendo rapidamente, impulsionada em parte por taxas de financiamento atrativas disponíveis pelo BNDES para projetos que utilizam equipamentos nacionais. Mas, ainda permanece o desafio de aumentar a produção nacional de turbinas eólicas e equipamentos relacionados com rapidez suficiente para atender à demanda crescente. Os fabricantes Internacional de equipamentos eólicos com capacidade de produção em excesso e muitos deles podem preferir exportar equipamentos fabricados em seus países de origem para o Brasil, em vez de estabelecer novas instalações. No entanto, as principais empresas se comprometeram a construir uma presença industrial no Brasil. Algumas questões permanecem: com que rapidez esses recém-chegados podem estabelecer a produção de equipamentos? – E qual o espaço de tempo que a cadeia de suplemento para a indústria eólica, irá se estabelecer no país? Esta sessão irá avaliar o progresso na construção de uma indústria de fabricação de equipamentos eólico no Brasil e qual a localização ideal. Também irá rever as opções de financiamento alternativos de órgãos internacionais de financiamento ou de bancos estrangeiros.

•    Enfrentar os Riscos: Em contraste com mercados como EUA ou alguns países europeus, o mercado brasileiro de energia eólica está crescendo fortemente, sem o apoio de subsídios do Governo. No entanto, os responsáveis por desenvolver projeto continuarão dependendo de financiamento do BNDES. Assim que os credores do setor privado entrarem no mercado, as análise do perfil de projetos serão mais exigentes e cada vez mais aplicadas. Esta sessão irá identificar os riscos financeiros inerentes a projetos eólicos em geral; os riscos específicos que se aplicam ao mercado brasileiro; e incidirá sobre os passos dos que um desenvolvem projetos e/ou investidor, precisa tomar para atenuar os riscos do setor.

•    Impulsionar a Indústria Eólica na América Latina: Esta sessão irá rever o estado da indústria de energia eólica na América Latina; Avaliar o potencial do Brasil para liderar o crescimento da energia eólica na região e tornar-se em um centro produção para a indústria eólica. Rever a comercialização da energia na região e irá avaliar os pontos fortes e fracos na competitivadade do mercado brasileiro de energia, no contexto de um mercado mais amplo de energia na América Latina.

 

•    Geração de energia eólica de pequeno porte: com a introdução da nova legislação donet metering para  projetos eólicos, que sejam abaixo de 1 MW está se definido a criação de um mercado para a geração distribuída de energia eólica no Brasil. Uma sessão na parte final do segundo dia do BWEC 2013, irá focar sobre o potencial de energia eólica de pequeno porte (tanto a geração e fabricação de equipamentos). Uma sessão complementar na parte da tarde do segundo dia do BESC 2013, também irá discutir a geração e fabricação de equipamentos de energia solar de pequeno porte. Estas sessões sao parte do  Brazil Small Renewables Day (BSRD 2013). Participantes podem se inscrever apenas para o BSRD 2013 a um custo reduzido.

BWEC 2013 AGENDA COMPLETA

at Maksoud Plaza
Alameda Campinas, 150
São Paulo, Brazil

Leave a Reply